Vellux Tecnologia

Dúvidas Frequentes

O que é a nota fiscal eletrônica (NFe)?

É um documento digital, emitido e armazenado eletronicamente. A NFe serve para documentar uma prestação de serviço ou venda de mercadoria, onde só terá validade após ser assinada digitalmente através do certificado digital e autorizada pelo fisco.

O que é a nota fiscal de consumidor eletrônica (NFCe)?

É outro modelo de documento digital que substitui o ECF (emissor de cupom fiscal). Para emissão de NFCe é necessário que o contribuinte esteja credenciado junto a secretaria de fazenda do seu Estado.

Quem deve emitir nota fiscal eletrônica?

Empresas prestadoras de serviços ou que comercializam produtos devem emitir nota fiscal eletrônica.

Para emissão de nota fiscal pelo sistema Cogne é necessário?
  • Computador com sistema operacional Windows 7 ou superior.

  • Certificado digital modelo A1 ou A3

  • Acesso a internet

O que é certificado digital?

É a identidade digital de pessoas físicas ou jurídicas, utilizado para assinatura em documentos digitais, como notas fiscais eletrônicas e assinaturas digitais em sites governamentais. Há dois tipos de certificado digital o A1 e  A3. O modelo A1 é um arquivo que pode ser instalado na máquina e possui a validade de 1 ano. O modelo A3 é um dispositivo físico, leitora com cartão ou token, que tem validade de 1 a 3 anos.

Quais são os principais status de notas fiscais?
  • Transmitida: O documento (NFe) já foi assinado, enviado, autorizado e protocolado no servidor da SEFAZ.

  • Cancelada: O documento (NFe) já foi autorizado na SEFAZ, porém o mesmo foi cancelado dentro do prazo de 24 horas.

  • Inutilizada: Quando uma ou mais numerações de notas fiscais não será utilizada, sendo necessário registrar este tipo de status na SEFAZ.

  • Denegada: Impossibilidade de autorização do documento (NFe) por alguma irregularidade do emitente ou destinatário. O documento será protocolado na SEFAZ sem valor fiscal devendo-se emitir novo documento após regularização.

O que é XML?

É a versão digital da nota fiscal, disponibilizada em arquivo XML, um documento que é padronizado em todo o Brasil.

O que é DANFE?

Documento auxiliar de nota fiscal eletrônica -  é um resumo com as principais informações da NFe em uma versão impressa.

O que é a chave de acesso da nota fiscal eletrônica?

É o código numérico que identifica de forma única a nota fiscal. Podendo ser encontrada no topo da DANFE, abaixo do código de barras.

Prazo de cancelamento de NFe ?

O prazo de cancelamento de nota fiscal no Distrito Federal é de 24 horas para NFe modelo 55.

Por que pode ocorrer falhas na transmissão?

Para transmissão de notas fiscais o sistema Cogne depende de conexão com internet e de envio para servidor responsável pela recepção de notas do GDF (SEFAZ virtual RS), com isso podem ocorrer instabilidades no processo de validação das notas fiscais.

Como enviar as notas fiscais para o seu contador?

No sistema Cogne é possível exportar os arquivos XML das notas fiscais por período, sendo possível o envio das informações compactadas através de e-mail.